terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Clipping Elaboração de orçamentos

O orçamento deve indicar todos os recursos financeiros necessários à execução do projeto, com valores unitários e totais, para que se tenha uma previsão real dos gastos de um projeto. Cada item deve ser relacionado com as seguintes informações:

etapa/meta – descrição – unidade – ocorrência – valor unitário – quantidade – valor total – dias - origem dos recursos – UF - Cidade.



O orçamento deve ser apresentado em forma de planilha (tabela), por itens e não em texto. Sugere-se que o orçamento pelo menos indique: item, valor unitário, quantidade e valor total. O valor total do projeto é a multiplicação de todos os itens anteriores. Remeta-se às ações indicadas no cronograma e veja quais gastos estão implícitos em cada uma delas. Geralmente os projetos prevêem recursos para: pessoal e serviços; infra-estrutura e montagem; material de consumo; material gráfico; custos administrativos; comunicação e divulgação; impostos e taxas.

O formato da planilha orçamentária será determinado pela agência de fomento ou pelo patrocinador do projeto. 

O orçamento deve ser o mais detalhado possível. É importante detalhar todos os custos envolvidos por atividades a serem desenvolvidas. Os custos orçamentários serão apresentados, geralmente, por ano fiscal, demonstrando todos os gastos de forma clara e detalhada. Uma dica é sempre manter a memória de cálculo para cada componente orçamentário. Por exemplo, na contratação de pessoa jurídica e/ou física, para obter o custo final se devem calcular todos os impostos inerentes à contratação. Lembrando que os impostos podem variar por região. Quando se tratar de um projeto de abrangência nacional o cuidado é redobrado. Um orçamento equivocado é a primeira premissa para o insucesso do projeto ou acordo de cooperação. Qualquer alteração orçamentária do projeto deverá ser aprovada pelo agente patrocinador. 


Após um planejamento detalhado das atividades, pode-se perguntar quanto custará o projeto! Essa Etapa enfoca a descrição dos recursos necessários para colocar em prática o seu Projeto, no qual se indica com o que e quando serão gastos os recursos e de que fontes virão os recursos. Com essas informações bem claras, você poderá estimar quanto dinheiro é preciso, de onde ele poderá vir e como ele será gasto ao longo do tempo. Não há muita redação a fazer, apenas alguns comentários sobre itens específicos, se julgar interessante. Este deve ser um item conciso, prático e esclarecedor a qualquer um que o ler: desde sua equipe até um estranho financiador.

Perguntas a Serem Feitas:
• Qual o custo de cada etapa do cronograma?
• Quais valores unitários e totais?
• Quais são as fontes previstas?
• Quanto será solicitado a cada fonte?
• Qual o valor total do projeto?

A estratégia de ação do projeto deve ser coerente com os itens “orçamento” e “cronograma”

Os Recursos
•São todos os bens, insumos e serviços utilizados na realização das atividades do Projeto.
•Quais os recursos necessários e onde encontrá-los?
•Identificar fontes possíveis de captação; As Categorias de Despesas
•Podemos utilizar varias categorias ou grupos de despesas.
•Coloque as categorias ou items que você considere necessários para o seu projeto.

O Orçamento
•Orçamento é o planejamento financeiro do seu Projeto.
•É uma estimativa, que expressa em dinheiro o desenvolvimento das atividades.

Como o orçamento é uma estimativa, ele tem uma margem de erro. Por isso mesmo é que, quanto mais claro for o quadro de orçamento, mais transparência terá e mais chance terá seu Projeto de ser selecionado em Editais.

O que você precisa fazer:
Passo 1: Fazer a lista de todas as atividades e os recursos necessários para cada uma delas.
Passo 2: Definir os parâmetros de cálculo para os valores financeiros. 
Passo 3: Discriminar os recursos, dividindo-os nas diferentes categorias de despesas. Por exemplo: recursos humanos, investimentos e despesas operacionais.

A maioria dos editais possui uma cota limite de financiamento. Caso o projeto extrapole o valor determinado, deverá comprovar a existência de outras fontes de financiamento. Neste caso, divida os totais em valor solicitado ao edital e valor total do projeto.

Modelo sugerido 

Título do projeto: 

Nome do proponente: 

CPF/CNPJ do proponente:

Descrição das colunas do modelo de orçamento físico-financeiro: 

1. Etapas/ fases – Numerar sequencialmente as etapas/ fases. 




2. Descrição das etapas/fases – Indicar o item ou serviço que será contratado/utilizado, com base nas atividades, profissionais, serviços, equipamentos e materiais usualmente previstos em projetos culturais. Preencha apenas aquelas que são necessárias à execução do seu projeto. 

3. Quantidade – Indicar, nesta coluna, o número de itens descritos em cada linha da coluna 2. (Ex: 20, 2, 30 etc.) 

4. Unidade – Indicar a unidade de medida. Deve ser um indicador de como se mensura o material ou serviço a ser empregado para a realização de cada um dos itens das atividades descritas. (Ex: lata, metro, dias, semanas, meses, km etc.) 

5. Quantidade de unidades – Indicar quantas vezes serão utilizadas as unidades (coluna 4) de despesas necessárias à realização do projeto. (Ex: 4, 2, 3 etc.) 

6. Valor unitário – Indicar o valor unitário de cada item de despesa, em reais. (Ex: R$ 300,00, R$ 120,00 etc.) 

7. Total da linha – Multiplicar a quantidade (coluna 3) pela quantidade de unidades (coluna 5) e este resultado pelo valor unitário (coluna 6). 

8. Total – Somatório dos subitens da descrição das etapas/fases. 

9. Fonte de captação – Informar qual a fonte de captação da etapa/fase. (Ex: Petrobras ou outras fontes.) 

10. Prazo de duração – Especificar data de início e término de realização do item.

Ajuste o modelo às suas necessidades, acrescentando, removendo ou modificando itens se for necessário. 

FONTE:






FONTE DE IMAGENS:



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